11/04/2012

Futebol ou idolatria ?


Eu quero falar do Bahia;
Desde pequeno torço para o esporte clube Bahia, mas  quando começou exatamente esta paixão eu não sei . quem me induziu ?,Meu pai não foi !
Diz que torce para o rival (vitória), mas não percebo nenhuma paixão, digo isto porque ele prefere ver novela ao jogo do vitória "rsrs", minha mãe ,como a maioria das mulheres é uma simpatizante, meu irmão tem dois anos de diferença,crescemos juntos, mas ele optou pelo rival.
Só sei que vem de muito tempo.Gostava das cores do  uniforme; azul;vermelho e branco,das jogadas maravilhosas de bobô,do placar eletrônico,da multidão colorida levantando como se estivesse ensaiado, gritando goooooooooooooooooool,da saída do estádio quando parávamos num bar para comemorar e depois corria para casa assistir o ‘lance livre’ (programa esportivo da época),para ver na tv.
O Bahia p/ mim sempre foi um grande e eu vi mostrar essa grandeza ao Brasil em 1988,quando foi campeão do brasil e todos não acreditavam,mas o que importa ! eu acreditava,afinal torcer para o Bahia é ficar no estádio até o juíz apitá .
Não importa se o time tá bom ou não ,quero ver o bahia jogar,mas prefiro ver sempre nas cabeças.
Mas recentemente,tive momentos tristes,devido a má adiministrações,perdeu muitos BA-vis,rebaixado para série b e c ,perdeu a fonte nova,tive que jogar em feira de santana,foi humilhado,a torcida deixou de crescer,por que a nova geração só queria torcer p/ vitória,só restou a velha guarda que induzia os seus filhos a torcer para o Bahia,em fim, quase desapareceu.
Sou torcedor ?
Acho que tamanho de torcida deveria ser medida no estádio e nesse quesito a torcida do Bahia é imbatível,só o Bahia consegue colocar 110.000 torcedores no estádio ,este foi o público do jogo Bahia x fluminense/RJ em 1988,’ eu estava lá’,fiquei no ombro de um amigo para poder ver o jogo
lembro do ano de 1986 para cá,quando o Bahia se sagrou tri campeão baiano.lembro de alguns ídolos da época como bobo,Claudio adão,etc........ .
conquistou títulos (dos quias destaco-> hépta-campeonato " 7 vezes seguido' )e minha adimiração aumentava cada vez mais.
participei de torcidas organizadas,já fui até preso quando participava de brigas dentro e fora dos estádios,fazia de tudo para defender a honra deste amado clube.
com todo respeito aos outros times de futebol,nenhum tem tanta influencia na vida pessoal como este amado e por que não odiado clube,por que não existe simpatizante do bahia,ou ama ou odeia.
Fico pensando no flamengo e no coríntians,que são parecidos em termo de torcida fanática, um bando de loucos,aí então fiz um comparativo e vi que entre os torcedores desses clubes existem várias classes sociais,e que a maioria delas são pobres e sem muito lazer ,carentes de alegria, e o futebol é o motivo da alegria deste povo.Mas não é o meu caso,pois sempre tive condições de comprar ingressos,uniformes,viajar para acompanhar o time,além de outros lazeres.E as perguntas continuam ; Como se deu isso na minha vida? e porque fiquei fanático? será uma doença?droga?dizem que time de massa é que nem religião,é questão de fé.
Até que um dia me converti !??? ,hoje sou evangélico,achei que estava livre desta paixão,(doença,não sei do que chamar),parece diabólico,deixei de ir ao estádio,não gasto mais meu salário todo para adiquirir uniforme oficial,não brigo mais por causa do Bahia,não bebo ,mas .....não consigo deixar de me emocionar,vibrar ,brigar" no bom sentido".quando sei que tem jogo do bahia,já fico na expectativa de assistir,deixo de ir a igreja(DEUS me perdôe) em dia de jogo,meu coração bate forte.Não sei explicar o que acontece comigo
SE PERDE :acabou o dia para mim,fico irritado em casa ,discuto com as pessoas ao meu redor,não quero nem trabalhar.
SE GANHA : extrapolo a ponto de passar do limite.
 Prefiro acreditar no poder de DEUS e que nada me domina ,
prefiro achar que não tem nada demais ,que não sou fanático,pois do contrário acho que vou p/ inferno,por que se tirarem isso de mim,digo que só JESUS para me salvar  
Aprendi na igreja que existem três tipos de amor;
-philus: amor de pai p/ filho, vice e versa
-Ágape: amor de DEUS
-Eros: amor de marido e mulher
será que existe um quarto ?
só tem uma coisa acima disso tudo ou seja acima do bahia; é DEUS
não posso deixar de exaltar o nome dele ,porque é responsável por tudo de bom .E até as coisas ruins é da permissão do Senhor
Espero não estar desagradando o SENHOR a ponto de  não sentir mas a sua presença, consequentemente afastando-o de mim e morrer espiritualmente


Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Salmos 39:4


saúdo a toda nação tricolor e que DEUS nos proteja de toda idolatria
TORÇAM COM MODERAÇÃO

Nenhum comentário: